Como funciona a categoria totalmente feminina mundial de monopostos.
A WSeries é uma categoria mundial de monopostos, gratuita para entrar, exclusiva para pilotos mulheres. Ela foi anunciada em outubro de 2018 e oferece oportunidades iguais para mulheres e elimina as barreiras financeiras que tanto atrapalham o gênero em sua ascensão no esporte.
Elas usam um carro modelo TATUUS F3 T-318, um carro de corrida homologado de acordo com as últimas especificações da FIA F3. A adm não entende tanto assim de engenharia, então vou só repetir as infos do site da categoria: 4 cilindros turbocharged com um motor com 270 hp produzido pela Autotecnica Motori
A categoria faz uso de pneus Hankook
Formato do Final de Semana: cada rodada inclui uma sessão de treino livre (30 min) + treino classificatório (30 min) + corrida (com um número específico de voltas que seriam completadas em 30 min + 1 volta)
Sistema de pontos é igual ao da F1: 25 p/ P1, 18 p/ P2…
Vamos para a parte da história!
Em 2019 rolou a rodada de seleção das pilotos. A partir de uma lista de 61 pilotos, foi realizada uma avaliação em janeiro na Áustria com juízes, entre eles David Coulthard, Alexander Wurz e Lyn St. James.
A primeira fase consistia em 10 “módulos” de habilidades em corrida, preparação física, treinamento de mídia, argumentos de patrocínio e uma série de corridas. A partir disso 28 pilotos foram selecionadas para o teste final que avaliou condicionamento físico e análise de dados adicionais.
Olha só as pilotos eliminadas:
E as 18 selecionadas que formaram o primeiro grid da WSeries.
No campeonato de 2019 elas acompanhavam a categoria DTS e a competição teve início no dia 4 de maio na Alemanha. Foram 6 etapas e Jamie Chadwick foi a campeã daquele ano! Olha só os resultados:
O campeonato de 2020 foi cancelado devido ao Covid - 19
Para 2021 as 12 pilotos com a melhor classificação de 2019 garantiram suas vagas para o campeonato. Ficaram 8 vagas abertas, para as quais 14 pilotos fizeram testes em setembro de 2019. Após o processo, foram anunciadas 18 pilotos com mais 5 reservas. Foi em 2021, que a brasileira Bruna Tomaselli estreou!
A partir de 2021, a categoria passou a correr nos mesmos finais de semana que a F1. Foram 8 etapas, começando no Red Bull Ring em 26 de junho.
Jamie Chadwick conquistou seu segundo título na última corrida do campeonato. Alice Powell ficou em segunda e Emma Kimiläinen ficou em terceira. Bruna ficou em 15 lugar.
Chegamos em 2022!
Neste ano, a categoria vai correr junto com a F1 em 8 GPs: Miami, Barcelona, Silverstone, Le Castellet, Budapeste, Suzuka, Austin e México.
Em Suzuka e Barcelona as pilotos utilizarão carros Tatuus–Toyota FT-60 emprestados pela Toyota Racing Series.
As melhores 8 pilotos de 2021 garantiram seu lugar no campeonato para 2022, assim como duas pilotos da academia da W Series Nerea Martí and Irina Sidorkova (que não irá mais correr devido às sanções a pilotos russos pela guerra contra Ucrânia).
Foram realizadas mais duas rodadas de teste no começo do ano para preencher as vagas e o grid foi anunciado no dia 22 de março de 2022.
Olha só as pilotos e equipes deste ano:
PUMA W Series Team: Tereza Babickova e Emma Kimiläinen
Academy: Bianca Bustamante e Juju Noda
Jenner Racing: Jamie Chadwick e Chloe Chambers
Sirin Racing: Emely de Heus e Beitske Visser
Scuderia W: Abbie Eaton e Sarah Moore
Quantfury W Series Team: Belen Garcia e Nerea Marti
CortDAO: Marta Garcia e Fabienne Wohlwend
Click2Drive Bristol Street Motors Racing W Series Team: Jessica Hawkins e Alice Powell
Racing X: Abbi Pulling e Bruna Tomaselli
Reserva: Ayla Agren
Há um tempo atrás Jamie publicou uma carta falando sobre a WSeries e porque escolheu permanecer na categoria, uma das coisas que mais me chamou atenção foi o fato de que antes da WSeries existir era difícil de comprar macacão do tamanho certo. Todos eram masculinos e foi só com o início da categoria que começaram a fazer versão feminina.
Às vezes a gente não percebe a importância das coisas até ver as dificuldades do dia a dia… Traduzi sua carta no blog, clique aqui para ler.
Neste final de semana a WSeries está de volta para sua terceira rodada em Silverstone. O treino livre e classificação será transmitido pelo canal do Twich da categoria, acesse aqui, e a corrida pelo Sportv. Anotem os horários:
Comments