top of page

WSERIES 2022: 5ª Etapa - Paul Ricard

Foto do escritor: Race CastRace Cast

Campeã de 2021, Jamie Chadwick, chega à França buscando a magnífica marca de 7 vitórias seguidas.


Abbi Pulling (direita) e Alice Powell (esquerda), membros da Academia Alpine, vão tentar colocar um fim à longa sequência de vitórias de Jamie Chadwick neste final de semana na França.


75 dias, 13 horas, 25 minutos. Quando a luz no final da pit-lane do Circuito Paul Ricard ficar verde nesta sexta-feira para iniciar os treinos da W Series para a quinta corrida da temporada 2022 no sudeste da França, é quanto tempo terá se passado desde que Jamie Chadwick (Jenner Racing, 24, UK) ultrapassou Emma Kimiläinen (Puma W Series Team, 33, FIN) para a liderança da abertura da temporada em Miami, EUA. A atual campeã dupla da W Series, não olhou para trás desde então.


Jamie seguiu aquela dramática vitória inicial com três vitórias dominantes da luz verde até a bandeirada em Miami, Barcelona e Silverstone - superando todas as sete sessões da W Series, incluindo treino e qualificação, ao longo do caminho - para lhe dar um máximo de 100 pontos até agora neste período e uma liderança de 47 pontos sobre a desafiante mais próxima Abbi Pulling (Racing X, 19, Reino Unido) na classificação do campeonato com seis corridas restantes.


Jamie irá para sua sétima vitória consecutiva na W Series - uma lista de sucesso que data de 23 de outubro de 2021 em Austin, Texas, EUA - neste fim de semana em Le Castellet, que fica aproximadamente 50 km ao leste da segunda cidade mais populosa da França, Marselha. A corrida de apoio ao Grande Prêmio Lenovo de Fórmula 1® De France 2022, é a primeira das duas provas da W Series que acontecem em julho- a sexta corrida da temporada acontece no próximo fim de semana (29-30 de julho) em Hungaroring, Hungria - que conclui o campeonato internacional de corridas motorizadas de um só lugar para as corridas europeias femininas de 2022, antes da tradicional pausa de verão da F1 em agosto.


Esta será a 15ª corrida da WSeries na Europa, mas a primeira na França e, embora não haja pilotas franceses entre as 18 - que representam 10 nações diferentes - no grid deste ano, várias da classe de 2022 estão familiarizadas com o Circuito Paul Ricard de 5.842 km, que sediou seu primeiro Grande Prêmio de Fórmula 1 em 1971.


Jamie competiu lá no Campeonato Europeu Regional de Fórmula em 2020, terminando as três corridas dentro do top 10. Belen Garcia (Quantfury Racing W Series Team, 22, ESP) disputou cinco corridas em Paul Ricard - três no Campeonato Espanhol de F4 de 2019, das quais a companheira de equipe Nerea Martí (Quantfury Racing W Series Team, 20, ESP) também participou, e duas no Campeonato Europeu de Fórmula Regional do ano passado. Beitske Visser (Sirin Racing W Series Team, 27, NED) correu lá na Fórmula V8 3.5 Series em 2014 e 2016, e na Fórmula Européia Le Mans Series em 2020. Abbi, Fabienne Wohlwend (CortDAO Racing W Series Team, 24, LIE), e Emely De Heus (Sirin Racing W Series Team, 19, NED) já testaram em Paul Ricard.


Será uma espécie de corrida caseira para a dupla britânica Abbi e Alice Powell (Click2Drive Bristol Street Motors Racing W Series Team, 29, UK), já que ambas são membros da equipe BWT Alpine F1 Team que pertence à empresa automotiva francesa Groupe Renault. Este ano, a Abbi aderiu à Academia Alpine e ao programa de Afiliados, para o qual Alice é Mentora de Identificação e Desenvolvimento de Talentos. Alice tem uma longa afiliação com a equipe e, como a Abbi, mora a poucos quilômetros da fábrica da Alpine em Enstone, Oxfordshire. A vice-campeã da W Series do ano passado fez história em 2009, quando ela se tornou a mais jovem piloto de todos os tempos a competir no Campeonato da Fórmula Renault UK. Um ano depois, Alice foi a primeira mulher a vencer uma corrida do Campeonato da Fórmula Renault.


A programação da WSeries para este fim de semana começa na sexta-feira, 22 de julho, com uma sessão prática de 30 minutos às 5h40 (horário de Brasília), seguida pela qualificação das 14h25 às 14h55 no mesmo dia. A corrida começa às 09h50 no sábado 23 de julho e terá 30 minutos mais uma volta.







Os fãs brasileiros podem assistir a quinta corrida da temporada 2022 W Series ao vivo do Circuito Paul Ricard na SporTV no sábado 23 de julho.


A sessão de treinos da W Series será transmitida ao vivo globalmente pelo nosso canal YouTube a partir das 04:40 (horário de Brasília) na sexta-feira, 22 de julho. A ação também pode ser vista nos canais digitais e sociais da W Series, além de ser transmitida em mais de 175 territórios, com uma lista completa disponível aqui.


Comentários sobre o final de semana:


Dave Ryan (Diretor de Corrida, WSeries) disse:



"Jamie [Chadwick] está cheia de confiança no momento e provando porque ela ganhou dois títulos da W Series. Sua abordagem aos nossos finais de semana de corrida até agora nesta temporada tem sido muito profissional e impressionante, e está ajudando-a a ser consistente quando ela entra na pista. O grupo de perseguição tem uma tarefa difícil para detê-la, mas tudo pode acontecer, começando neste final de semana no Circuito Paul Ricard.


Como no último circuito em que corremos, Silverstone, Paul Ricard é bastante plano. Ele apresenta grandes áreas de escoamento e seus 15 cantos são uma mistura bastante equilibrada de alta, média e baixa velocidade, daí o porquê de ser um local de testes popular. A WSeries nunca esteve no Le Castellet antes, mas algumas das pilotos já estiveram, portanto, dado que estamos na metade da temporada, espero que elas cheguem ao circuito acelerando neste fim de semana".


Alice Powell (Click2Drive Bristol Street Motors Racing W Series Team, 29, UK) disse:



"Vai ser o maior Grande Prêmio da Alpine do ano, então, em termos da minha ligação com a equipe, é um final de semana pelo qual estou ansiosa. Entretanto, eu nunca dirigi em Paul Ricard antes, por isso é totalmente novo para mim e estou aprendendo no simulador.


Miami foi a última pista onde isso aconteceu, mas esse foi um circuito novinho em folha, então todas nós estávamos no mesmo barco. Muitas das pilotos ao meu redor na classificação do campeonato já estiveram com Paul Ricard antes, então estou com o pé atrás e esperando que seja uma das corridas mais difíceis da temporada.


Parece uma das pistas mais difíceis do calendário porque há muitas curvas, e um grande variedade delas- rápida, média e lenta - e muitas coisas para aprender. O tempo vai estar quente e, depois da França, vamos direto para outra corrida quente em Budapeste, portanto, as próximas semanas testarão nosso corpo e a forma física será importante.


Tem sido uma temporada bastante horrível até agora e a classificação do campeonato resume isso realmente. Isso me faz lembrar um pouco de 2019, onde as coisas não pareciamm estar indo na minha direção. O DNF em Miami foi culpa minha, mas em Barcelona tive problemas com os freios durante todo o fim de semana. Então, em Silverstone, a qualificação não foi muito ruim e eu tive uma grande briga com os limites da pista antes de eventualmente conseguir minha volta de volta, pois não deveria ter sido apagada. Mas na corrida eu sofri com baixa voltagem para a caixa de câmbio e ela não selecionava a engrenagem na grade.


Não posso dizer que estou ansiosa para as próximas duas corridas porque as coisas têm corrido mal, e justamente quando penso que estou avançando algo mais aparece e me chuta de volta para baixo, então é difícil. Ganhar o campeonato vai ser difícil agora. Preciso que Jamie [Chadwick] tenha um pouco de azar, como eu tive, para apanhá-la. Vou tentar coletar o máximo de pontos possível".


Belen Garcia (Quantfury Racing W Series Team, 22, ESP) disse:



"Paul Ricard é como minha segunda casa. Já corri e testei mais lá do que em minha pista local na Espanha, por isso é muito familiar para mim. Em 2019, corri na F4 espanhola ao lado da Nerea [Martí], e no ano passado fiz lá a Fórmula Regional, e essas corridas correram bem. Na F4 espanhola, foi apenas a segunda etapa do campeonato, e foi o lugar onde comecei a melhorar, para entender o carro e a categoria. Na Fórmula Regional, foi novamente a segunda etapa e eu comecei a entender os pneus e tive um bom ritmo de corrida. Portanto, tenho boas lembranças de Paul Ricard e estou confiante de que serei rápida lá.


Neste momento, estou procurando por resultados nos seis primeiros colocados. Em Miami, tive um quarto lugar e terminei entre os oito primeiros em todas as corridas até agora, então talvez eu pudesse estar no pódio, mas quero ser realista e não colocar muita pressão sobre mim mesma.


A temporada até agora não tem sido ruim, melhor do que no ano passado e me sinto mais forte". Espero continuar melhorando, continuar lutando, e estou ansiosa por algumas boas batalhas com os outros pilotos". Acho que Paul Ricard será uma boa pista para isso e os fãs vão gostar de nossa corrida. Paul Ricard é um circuito onde você precisa pregar algumas curvas para não perder tempo na próxima parte, porque tem grandes retas, então você tem que ser precisa e eu estou otimista".

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

WSeries 101

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigada!

©2022 por RACE CAST. Criado com Wix.com

bottom of page