top of page

Dez coisas para ficar de olho no Goodwood Festival of Speed

Foto do escritor: Race CastRace Cast

O Goodwood Festival of Speed retorna neste fim de semana, com sua formação estelar habitual tanto de carros quanto de motoristas. Aqui estão as 10 coisas mais importantes para ficar de olho..


O Quintas de Tradução traz uma matéria do Motorsport.com sobre o Goodwood Festival of Speed que acontece neste final de semana (24-26/6) no Reino Unido. Clique aqui para a matéria original.


O Goodwood Festival of Speed se tornou um dos pilares do automobilismo britânico, com milhares de fãs atraídos para o estado de West Sussex a cada ano para testemunhar uma pletora de máquinas percorrerem o circuito de 1,16 milhas.


Este ano promete ser exatamente o mesmo, com máquinas modernas de F1, exemplos de pré-guerra e tudo o que está entre os dois, prontas fazer o trajeto morro acima.


As estrelas habituais de todo o espectro do automobilismo também estarão presentes, desde a estrela ascendente da Mercedes George Russell até o campeão mundial de 1992, Nigel Mansell.


Aqui estão as 10 coisas mais importantes para ficar de olho no evento deste ano, que será transmitido no Motorsport.tv todos os dias.


A colina em 30'



O Festival de Velocidade deste ano será a 29ª edição desde a primeira corrida em 1993, quando um evento de um dia atraiu 25.000 espectadores. Desde então, o evento cresceu e cresceu e, por ter sido cancelado em 2020 devido à COVID-19, estaria agora chegando a sua 30ª edição. Como sempre, o centro da ação é o desafiador percurso de 1,16 milhas de subida de colina.


A escalada em Goodwood data de 1936, quando o avô do atual Duque de Richmond e Gordon sediou um evento na propriedade. O Festival de Velocidade pré-data o retorno das corridas ao circuito de Goodwood e continua a atrair uma multidão de 150.000 pessoas. Dentro do percurso há uma série de desafios, incluindo o canto esquerdo do Molecomb e a varredura ao redor do intimidante Flint Wall antes da corrida estreita e em forma de túnel até a linha de chegada.


Um ano atrás foi Rob Bell quem venceu o tiroteio com uma McLaren 720S GT3 com um melhor de 45,01 segundos. Se as condições estiverem corretas, o ritmo será ainda mais forte neste fim de semana.


George Russell impressionando os fãs



A nova estrela britânica da Fórmula 1, George Russell, é o último grande nome confirmado para estar na Goodwood neste fim de semana. Russell estará presente no domingo e com certeza será incrivelmente popular entre os fãs após seu excelente início na primeira temporada da F1 com a equipe Mercedes. Ele também estará em ação, lidando com o grande carro vencedor do campeonato de 2019, o W10, na colina.


Russell entusiasmou os fãs britânicos ao terminar entre os cinco primeiros nas oito primeiras corridas de F1 de 2022 e está atualmente superando o companheiro de equipe Lewis Hamilton. A aparição de Russell fará parte de uma série de carros de F1 atuais e muito recentes que devem chegar ao morro entre 12h20 e 14h30 no domingo.


É claro que Goodwood tem tudo a ver com as estrelas que saem para honrar a história do esporte, com heróis das corridas, rallys e duas rodas, tudo à mão. Os ex-campeões mundiais Damon Hill e Mika Hakkinen estarão presentes, juntamente com os ex-campeões de F1 Rene Arnoux, Jacky Ickx, Jochen Mass, Hans Stuck e Arturo Merzario. Já o tricampeão Dario Franchitti, vencedor das 500 milhas de Indianápolis, pilotará o supercarro T50 de Gordon Murray.


Perseguindo a glória no tiro (shootout)



Para os fãs da competição, o tiro (shootout) de domingo à tarde é o auge do Festival da Velocidade, já que os pilotos mais rápidos dos carros mais rápidos competem contra o relógio pela honra e glória de anunciar o melhor tempo do fim de semana. Uma grande variedade de cerca de 70 carros de todo o final de semana, terá outra chance na colina, superada por Justin Law, seis vezes campeão de tiro em seu Grupo C Jaguar XJR-12D.


Para o público, é uma maravilhosa conclusão para o evento, já que os carros e motoristas mais espetaculares vão até o limite. Durante duas décadas, Nick Heidfeld manteve o recorde absoluto de 41,60 segundos em um McLaren MP4/13.


Mas isso foi finalmente superado em 2019 quando o ás francês Romain Dumas (acima) acionou o Volkswagen I.D. R totalmente elétrico até o topo da colina em 39,90s na primeira corrida sub40s. O coringa deste ano no pacote é o ultrajante carro de ventiladores elétricos McMurtry Speirling com 1000bhp por tonelada e o atual líder do Campeonato Britânico de Subidas de Colina Alex Summers e Max Chilton dividindo as tarefas de direção.


A "Mansell Mania" está de volta



O 30º aniversário da coroa mundial de Fórmula 1 de Nigel Mansell será um ponto central do Festival de Velocidade de Goodwood. Mansell pilotará vários carros icônicos de sua carreira, incluindo o Williams FW14B que ele dirigiu em sua temporada de 1992, quando conquistou o título. Mansell, 68 anos, também lidará com um Lotus 91 e dois carros da Ferrari Grand Prix na colina Sussex.


Mansell esculpiu um lugar na história do automobilismo britânico durante sua carreira na F1 como um piloto corajoso e determinado que superou desafios e contratempos para chegar à F1 e provar sua habilidade. Um pescoço quebrado e a venda de sua casa para financiar uma campanha de F3 nunca impediram Mansell de realizar seu sonho, e os fãs o amavam.


"Estou ansioso para voltar ao volante de alguns de meus carros", diz o homem que os italianos chamavam de Il Leone. Os fãs de Goodwood certamente irão à loucura pois ele faz uma aparição relativamente rara atrás dos volantes.


Avenida Elétrica



O futuro totalmente elétrico pode não ser a idéia de utopia automobilística de todos, mas a Goodwood continua a adotar esta tecnologia e terá uma exibição significativa de veículos elétricos dentro de sua Avenida Elétrica.


Executada pela segunda vez, o foco em veículos elétricos abrangerá uma ampla gama de máquinas rodoviárias, desde carros urbanos até hipercarros e utilitários esportivos. Tagged as 'the road to 2030', a exposição se torna cada vez mais relevante à medida que o prazo para o fim da venda de veículos movidos a combustíveis fósseis no Reino Unido se torna maior. Os destaques devem incluir a estreia do Porsche 718 Cayman GT4 e-Performance.


Dado que o recorde absoluto de colina é mantido pelo carro Volkswagen I.D. R Pikes Peak, a energia elétrica é agora uma parte significativa do fim de semana do Festival de Velocidade. Meia dúzia de veículos elétricos de competição estarão em ação na colina na classe "Sparks of Genius", encabeçada pelo McMurtry Speirling e ex-recorde da colina Nick Heidfeld em um carro de Fórmula E Gen3 da equipe Mahindra. Enquanto isso, a competição off-road Extreme E terá veículos Odyssey 21 das equipes Andretti e Veloce.


O retorno emocional de Rainey



A lenda da moto Wayne Rainey será reunido com sua Yamaha YZR500, campeã mundial de 500cc, para o Festival de Velocidade. Rainey ficou paralisado da cintura para baixo em um acidente em Misano em 1993, mas vai pilotar sua famosa moto, adaptada com controles manuais, pela primeira vez em 29 anos.


Rainey, 61 anos, contará com a companhia de Mick Doohan e Kevin Schwantz, dois de seus maiores rivais, assim como de Kenny Roberts, outro piloto e chefe de equipe. "Nunca pensei que teria a chance de jogar uma perna por cima de uma motocicleta de Grand Prix novamente", diz Rainey. "E certamente nunca pensei que teria a oportunidade de compartilhar uma pista com Kenny, Mick e Kevin". Isto só poderia acontecer no Festival de Velocidade".


Será a primeira aparição na Goodwood para o californiano, que ganhou seus três títulos mundiais de 500cc com a equipe oficial da Yamaha de Roberts. "A determinação de Wayne em fazer tudo isso acontecer não é nenhuma surpresa", diz Roberts. "Eu posso prometer que não haverá um olho seco na casa".


Pessoas M subindo a colina



O festival celebra o 50º aniversário da divisão BMW Motorsport, simplesmente apelidada de M para o automobilismo, que é um elemento de destaque do evento deste ano. Foi lançado em maio de 1972 para levar as BMWs e torná-las vencedoras da competição, começando com a primeira CSL de três litros e passando pelos protótipos recentes e futuros de Le Mans.


Há meio século atrás a BMW CSL 'Batmobile' trouxe o sucesso da BMW no Campeonato Europeu de Carros de Turismo, e foi seguida por muitas outras máquinas icônicas, incluindo o evocativo carro de turismo M3, o M1 Procar de seis motores retos, que tinha sua própria série de corridas que incluía as estrelas da Fórmula 1 do dia, e os carros de turismo e GT mais recentes, bem como o V12 LMR Le Mans, vencedor em 1999. O protótipo V12 que será sensacional na colina.


Atualizando a história, o novo protótipo V8 M Híbrido LMDh, que poderá ter um futuro Le Mans. Mas o carro M mais rápido da colina poderia ser apenas o carro 782 F2 de março de 1978 da BMW M12 de Ben Mitchell.


A edição dos aniversários



Dois grandes aniversários serão homenageados com classes dedicadas de carros, já que o Festival celebra 40 anos de corridas do Grupo C e 75 anos da Ferrari. Um sublime grupo de 30 Ferraris contará a história do Prancing Horse, desde um carro 1947 125S até o 488 GT3 deste ano. Entre os destaques estão dois carros F1 com 156 'sharknose', um 250 GTO da coleção Bamford, Marino Franchitti dirigindo um 512S, Derek Bell em um 365 GTB/4, Marc Gene em um carro F60 Grand Prix de 2009, e Nigel Mansell ao volante de um raro carro de testes 639 F1 de 1989.


Mais de uma dúzia de carros do Grupo C homenagearão o 40º aniversário do início de uma das épocas mais amadas das corridas internacionais de carros esportivos, com máquinas da Porsche, Lancia, Jaguar, Mercedes, Aston Martin, Nissan e Ford. Os pilotos Henri Pescarolo (Porsche 962), Bell (Porsche 956) e Emanuele Pirro (Lancia LC2) serão as estrelas agradáveis da multidão, mas o ás do protótipo histórico e moderno Alex Brundle, filho do piloto de F1 e do piloto do Grupo C Martin, será rápido em um Sauber-Mercedes C9.


Ação de Rally



Agora firmemente estabelecido como parte integrante do Festival de Velocidade, o palco do rally receberá muita ação off-road, sendo um tema chave a celebração do 40º aniversário da introdução do malfadado regulamento do Grupo B. Os melhores carros do Grupo B à disposição, de uma categoria que foi proibida após menos de cinco anos como simplesmente perigosa demais, serão o Peugeot 205 T16 e o Audi Quattro, enquanto vários MG Metro 6R4s entregarão uma trilha sonora maravilhosa.


Uma grande variedade de carros de rali, desde 1966, rastreará este ramo do esporte ao longo de meio século e atualizará a história com os modernos carros de R5 e Rally2 do competidor britânico Tom Williams, o flamboyant Martin McCormack e o jovem em perspectiva George Lepley. Em outro lugar, na colina principal, meia dúzia de Lancias, desde a Fulvia do final dos anos 60 até o Grupo A Delta Integrale do início dos anos 90, reviverão os dias de glória da empresa italiana. Um Stratos e um 037 também mostrarão mais de duas décadas de sucesso da Lancia rallying.


A tecnologia de ponta



Enquanto muito do ethos da Goodwood é celebrar a história do esporte, o Festival da Velocidade sempre foi um evento voltado para o futuro. É uma oportunidade para os fãs britânicos verem alguns dos últimos carros e motos do automobilismo internacional. Fazendo a história das corridas de enduro até hoje, será o Glickenhaus 007-Pipo Hypercar, que terminou em terceiro lugar em Le Mans no início deste mês. Os carros atuais das corridas GT, do Campeonato Britânico de Carros de Turismo, da Fórmula E e dos rallys estarão todos a fio na colina.


Na vanguarda estará o McMurtry Speirling, um monoposto com 1000bhp de potência elétrica, com grandes ventiladores na traseira para gerar uma enorme quantidade de downforce. Desde o Grande Prêmio da Suécia de 1978, o projeto Brabham BT46B F1, vencedor do Grande Prêmio da Suécia, apareceu no Gunnar Nilsson Memorial Trophy time trial de 1979 no Donington Park, onde um carro com ventilador competiu no automobilismo. Tudo isso vai mudar no final de semana e promete ser um espetáculo incrível. Assim como o resto do Festival de Velocidade!




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigada!

©2022 por RACE CAST. Criado com Wix.com

bottom of page